A falta de cuidados básicos na higiene dos ambientes podem ocasionar diversas doenças.
A maneira como você faz as coisas em casa pode afetar sua saúde. Mesmo pequenos hábitos, como abrir a janela e deixar o ar fluir pelo ambiente, podem ter um grande efeito positivo. Saiba mais referente a como sua casa pode prejudicar sua saúde.
1- Poeira acumulada
Livros que se acumulam em um canto da casa, gavetas fechadas há bastante tempo… Essas são algumas das situações que podem favorecer o acumulado de poeira e, como resultado negativo, a aparição de ácaros.
“Do ponto de vista alergológico, o ácaro do pó doméstico é o principal causador das crises alérgicas. Ele vive em ambientes úmidos e sua alimentação vem dos restos de pele esfoliada, como parte natural do procedimento de renovação celular”, disse o imunologista Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
Por isso, a importância de manter a casa limpa e trocar a roupa de cama com frequência. Dessa maneira, o avanço de ácaros pode ser controlado e complicações como asma, dermatite atópica e rinite alérgica podem ser evitadas.
2- Mofo exposto
Isso pode ocorrer de diversas formas, como paredes mofadas ou até comida estragada. Segundo Javier, os fungos do gênero Aspergillus são capazes de causar infecções e alergias respiratórias por meio de alimentos como frutas e vegetais estragados.
“No entanto, os fungos mais importantes são os do gênero Aspergillus Flavus, criadores de toxinas conhecidas popularmente como aflatoxinas (geralmente) ou flavotoxinas (neste caso particular), extremamente tóxicas e cancerígenas. Estes ocupam alimentos como amendoim, castanha-do-pará, soja e outros”, afirma.
Por isso, o especialista alerta para a adoção de medidas preventivas, como a verificação da procedência e manuseio cuidadoso dos produtos antes da compra, armazenamento em local limpo e descarte imediato de alimentos contaminados com fungos.
No caso de superfícies, recomenda-se limpar com uma mistura de água e cândida para reduzir o crescimento de fungos – deixe sempre as superfícies secas após a limpeza.
3- Lixo acumulado
Deixar lixos em grandes quantidades em casa pode atrair diversos insetos e ratos. Isso deixa o risco de contrair uma série de doenças mais alto, pois esses “invasores” trazem variados tipos de bactérias.
Por exemplo, as moscas, mesmo um breve “pouso” em alimentos expostos pode ser o necessário para causar doenças. “Em um segundo que a mosca pousa nos alimentos, isso pode transmitir febre tifoide, salmonella, tuberculose e vários ovos de parasitas e vermes”, explica a nutricionista Karina Gardini.
Por fim, o que achou desta matéria? Comente e compartilhe com seus amigos e familiares.